domingo, 8 de junho de 2008

Alencar sanciona projeto de lei que inclui filosofia e sociologia no currículo do ensino médio

Brasília e Rio - O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou no dia 06, no Palácio do Planalto, o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão das matérias filosofia e sociologia no currículo das escolas de ensino médio públicas e particulares. A obrigatoriedade passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União.
- Precisamos dessas duas matérias para nos facilitar o exercício da democracia - defendeu Alencar.
Filosofia e sociologia
foram retiradas do currículo em 1971 pelo governo militar e substituídas, na época, por educação moral e cívica.
- O ensino dessas duas disciplinas era desestimulado, porque não tinha amparo legal - afirmou Haddad que esteve presente na cerimônia.
De acordo com o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA), autor do projeto de lei, a sanção representa um grande resgate histórico daquilo que foi tirado dos jovens brasileiros na ditadura:
- Há muito tempo lutávamos por esta vitória - comemora Ribamar Alves, fazendo referência a um outro projeto similar que foi vetado pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 2001.
As disciplinas são obrigatórias nas três séries do ensino médio desde agosto de 2006, segundo um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) - órgão consultivo do Ministério da Educação (MEC). Pela resolução, todos os estados brasileiros tiveram até agosto do ano passado para fixar as medidas necessárias para a implantação da norma, no entanto não existe um prazo para que a inclusão aconteça.
Para tornar obrigatório o ensino de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio, o Congresso Nacional alterou o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Fonte: O Globo

MEC lançará o Portal do Professor até o final de junho

Salvador - Um nova ferramenta para o uso de tecnologias em sala de aula deve ser lançada pelo Ministério da Educação (MEC) até o final de junho. O Portal do Professor foi apresentado pelo secretário de Educação à Distância do ministério, Carlos Eduardo Bielschowsy, durante o 52º Painel da Associação Brasileira de Telecomunicação (Telebrasil), na Costa do Sauípe (BA).
Além de informações para os docentes, o portal trará roteiros de aulas de acordo com as grades curriculares de cada discilpina. Esses planos incluem o uso de vídeos, fotos, áudio, textos e outros recursos para dinamizar as aulas, que estarão disponíveis no site.
"Nós queremos que o aluno, em primeiro lugar, seja alfabetizado digitalmente porque há muita exclusão. Depois, que ele possa ter acesso a uma aula mais divertida, que desenvolva a curiosidade e a vontade de aprender", disse Bielschowsy em entrevista à Agência Brasil
Em sua apresentação, o secretário citou um dado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que aponta que o desempenho dos alunos de escolas conectadas à internet melhoram de 5% a 10% em comparação ao de estudantes de escolas cujos laboratórios de informática estão desconectados.
Links para bibliotecas e museus de todo o país, dicionários e outros recursos também estarão disponíveis no site. Outra possibilidade será o desenvolvimento de conteúdos pelos próprios professores por meio de blogs e seminários online. De acordo com o secretário, a implantação não será imediata. Ele acredita que dentro de um ano todas as ferramentas estarão disponíveis.
A produção de conteúdos pedagógicos digitais é parte do Programa Banda Larga, lançado pelo MEC em abril e que prevê a instalação de redes de internet rápida em 56 mil escolas até 2010. No lançamento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu que os computadores e a internet seriam inúteis caso não houvesse um direcionamento adequado para seu uso.
Outra ferramenta do Portal do Professor será o Banco Internacional de Objetos Educacionais. A idéia é disponibilizar softwares e conteúdos de educação produzidos pelo Brasil, além de receber material de outros países.
Fonte: Agência Brasil

Enem tem prazo de inscrição prorrogado para o dia 13 de junho

O prazo para inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram prorrogados para até o dia 13 de junho. A prova acontece no dia 31 de agosto, às 13h. Pessoas que concluem o ensino médio neste ano e que concluíram em anos anteriores podem fazer a prova, que soma pontos em diversos vestibulares do país.
Podem se inscrever no Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 quanto pessoas que já o concluíram em anos anteriores. Todos podem optar por efetuar a inscrição nas agências dos Correios ou pela Internet.
Quem quiser se inscrever pelos Correios deve pegar a ficha na escola em que estuda --redes pública ou particular-- ou em agências dos Correios. Para alunos da rede pública, a inscrição é gratuita; para os da rede particular e formados, R$ 35. Quem estudar ou tiver estudado em escola particular e se declarar carente também fica isento do pagamento da taxa.
Também é possível realizar a inscrição pela internet --o método só não se aplica a quem é isento do pagamento da taxa de inscrição. Nesse caso, o candidato deve acessar o site do Enem, preencher a ficha, imprimir o comprovante e pagar o boleto bancário gerado em qualquer agência bancária. O pagamento pode ser feito até o dia 25 de julho.
Todos os candidatos receberão cartões de confirmação de inscrição até o dia 18 de agosto.
Folha Online