sábado, 14 de junho de 2008

ESTRÉIAS DO CINEMA BEM PERTINHO DE VOCÊ

Dois novos filmes estréiam neste fim de semana na cidade de Campos dos Goytacazes: O incrível Hulk e Fim dos tempos.
O incrível Hulk:
Depois de participar de uma experiência científica que deveria gerar supersoldados, o cientista Bruce Banner passa a se transformar em uma criatura gigantesca e com força sobre-humana quando seus batimentos cardíacos aumentam muito. Procurado pelas autoridades que conduziam esses testes, Banner tenta achar a cura para seu estado, até que seu rastro é descoberto. Decidido a encontrar-se com outro cientista que tenta ajudá-lo, o protagonista decide que é hora de voltar para casa.

Título Original: The Incredible Hulk (EUA, 2008)Direção: Louis LeterrierElenco: Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt, Robert Downey Jr., Tim Blake Nelson, Peter Mensah, Ty Burrell, Christina Cabot

Fim dos tempos:
Professor de ciências tenta defender a família quando os habitantes do nordeste dos Estados Unidos, onde fica a Filadélfia, é afetado por um desastre de proporções catastróficas. Uma substância tóxica que surge não se sabe de onde impede que as defesas naturais do ser humano atuem e as pessoas começam a cometer suicídios em massa.

Título Original: The Happening (EUA/ Índia, 2008)Direção: M. Night ShyamalanElenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Betty Buckley, Tony Devon, Victoria Clark, Jeremy Strong, Frank Collison, Stéphane Debac, Ashlyn Sanchez, Robert Bailey Jr., Edward James Hyland, Susan Moses

E para a criançada não ficar de fora temos ainda As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.
As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.
Na sequência de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", os irmãos Pevensie deixam Londres e retornam a uma Nárnia. Ao invés da passagem do guarda-roupa, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são transportados através de uma trompa mágica tocada pelo novo herói da história: o Príncipe Caspian, que tentar ocupar o trono e sofre com a traição de seu tio Miraz.



Delícias juninas com menos calorias

O dia de Santo Antônio abre os festejos juninos. É festa na escola, na academia, no condomínio. Para ninguém sofrer do efeito sanfona, a saída é cortar calorias dos pratos típicos. Pode ser a ajuda de que o santo casamenteiro precisa para lhe arrumar um par.
Segundo a nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, medidas simples ajudam a reduzir o valor calórico dos quitutes. A primeira coisa é cortar a quantidade de açúcar.
- Com exceção do quindim, todos os outros doces podem ser feitos com menor quantidade de açúcar sem prejuízo. É o caso da
pamonha , da canjica , do arroz doce - diz ela, recomendando ainda a substituição de manteiga por margarina, leite integral por desnatado e da farinha de trigo branca pela integral. - Uma idéia interessante é trocar o coco ralado do doce de abóbora por cenoura . Faz o mesmo efeito e o doce fica mais nutritivo.
Nos pratos salgados, a vilã é a gordura animal.
- No caldo verde, troque a lingüiça calabresa por uma de ave light. Se for preparar uma canjica salgada, use carne-seca de primeira, que é bem menos gorda - orienta Sônia, que orienta os caipiras a trocarem o salsichão com farofa por um milho cozido. - Um sasichão tem mais de 250 calorias. Já o milh oé pouco calórico e rico em fibras e magnésio.
E se o desejo for de doce, ela orienta a dar preferência à maçã-do-amor:
- É uma fruta. Mesmo com a camada de açúcar não passa de 60 calorias.

Confira algumas receitas:
Pamonha diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
4 espigas de milho verde com palha; 1 xícara de leite desnatado; 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo; adoçante em pó a gosto
1. Rale as espigas e junte o leite e o açúcar.
2. Lave e passe por água fervente a palha de milho. Coloque uma dentro da outra formando um saco e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira do próprio milho. Forme quatro sacos. Divida o recheio e dobre ou amarre a outra extremidade. Se dobrar as extremidades, amarre a superfíe para prender bem as dobras.
3. Numa panela com bastante água fervente coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 169 calorias

Canjica diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 1/2 kg de milho branco seco; 1,5 litro de leite desnatado; 2 a 3 pedaços de canela em pau; 1 lasca de 5 centímetros de casca de limão sem a parte branca; 6 a 8 envelopes de 0.8g de adoçante em pó para forno e fogão; canela em pó a gosto
Modo de preparar
1. Coloque o minho numa caçarola média e cubra com água morna. Deixe descansar por duas a quatro horas ou deixe de pernoite. Escorra. Adicione água o suficiente para cobrir o milho. Ferva em fogo alto. Reduza o fogo para médio e cozinhe até amaciar levemente.
2. Na mesma panela, acrescente a metade do leite, a canela e a casca de limão. Cozinhe até engrossar. Acrescente o restante do leite e cozinhe por mais cinco minutos. Retire do fogo e adicione o adoçante. Aguarde cinco minutos para servir.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 193 calorias

Arroz doce diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 2 xícaras de arroz agulinha; 4 xícaras de leite desnatado; 4 colheres (de sopa) de passas de uva branca sem sementes; 6 cravos-da-índia; 1 pedaço de 3 centímetros de casca de limão sem a parte branca; adoçante em pó a gosto; canela em pó a gosto Modo de preparar
1. Numa caçarola média, adicione o arroz e cubra com com água suficiente. Leve ao fogo alto até ferver. Reduza o fogo para médio e cozinhe até ficar quase macio.
2. Acrescente o leite, a passa, o cravo e a casca de limão. Cozinhe até ficar cremoso.
3. Retire do fogo, adicione o adoçante e mexa. Retire a casca de limão e distribua em tigelas individuais. Polvilhe a canela em pó antes de servir.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 180 calorias

Quentão legal
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 2 xícara de água; 2 limões cortados em rodelas; 1/2 colher (de chá) de gengibre ralado; 2 a 3 cravos-da-índia; 1 pedaço de cinco centímetros de canela em pau; 1 colher (de chá) de essência de rum; adoçante em pó de forno e fogão a gosto; canela em pó a gosto
1. Numa panela, misture todos os ingredientes, menos a essência e o adoçante. Leve a ferver por um a dois minutos. Retire do fogo. Adicione a essência e o adoçante. Sirva quente.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 12 calorias

Bolo de fubá com passas
Publicada em 12/06/2008 às 21h35m
Ingredientes: 4 xícaras de leite desnatado; 1 xícara de fubá fino; 4 ovos batidos levemente; 2 colheres (de chá) de essência de baunilha; adoçante em pó para forno e fogão a gosto; 4 colheres (de sopa) de passas de uva; 1 colher (de chá) de margarina light para untar
1. Numa panela, esquente o leite. Com a mão cheia de fubá polvilhe lentamente o fubá sobre o leite, enquanto mexa com a outra. Proceda assim até terminar com o fubá. Continue a mexer até engrossar. Retire do fogo.
2. Acrescente o ovo, a baunilha e a passa. Transfira a mistura para uma fôrma untada com margarina. Asse em forno moderado a 180 graus por 20 minutos até firmar.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 151 calorias

Tatiana Clébicar - O Globo Online

Cerca de 165 milhões de crianças não têm acesso à educação

Reportagem da agência EFE mostra denúncia feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por ocasião do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Na América Latina, o Brasil é o país mais afetado pelo problema.
Veja a reportagem no link abaixo:

SBT EXIBE SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

O Jornal do Sbt começou a exibir nesta semana uma série de reportagens sobre o tráfico de animais silvestres.
O material foi produzido pelos repórteres Fabio Diamante, Thiago Bruniera e Ronaldo Dias.
Assista ao material da segunda reportagem exibida no dia 11 através do link abaixo:

Jardim Botânico comemora 200 anos

Ele nasceu com a idéia de ser um simples jardim de aclimação. Depois de pronto, foi elevado a Real Horto, tamanha era a beleza. Em seu aniversário de 200 anos, o Jardim Botânico continua a encantar como fez com Dom João, em 1808. Durante a cerimônia de celebração do bicentenário, o parque assinou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente para a criação do Centro Nacional de Conservação da Flora.
O projeto tem como objetivo listar e salvar as espécies de planta nativas em extinção. Segundo o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, o centro, junto com outras atividades científicas e culturais, como a criação do Espaço Tom Jobim, tornam o parque exemplo para outras unidades de conservação no país:
- O Jardim Botânico está dando o exemplo de que meio ambiente é mais do que o verde. É memória e cultura. Queremos que outras unidades sigam este caminho, estabelecendo parcerias. A pessoa tem que entrar no parque e sair motivada a defender a natureza.
O projeto custará $ 2,5 milhões e será financiado pelo Banco Mundial e o Funbio. Na cerimônia foram lançados um livro institucional sobre os 200 anos do parque, uma medalha confeccionada pela Casa da Moeda.


Histórias de um bicentenário
Mesmo tendo sido construído em 1808, somente em 1822, o Jardim Botânico foi aberto à visitação. Antes disso, este era o local onde Dom João e Carlota Joaquina passeavam nos fins de semana.
Foi Dom João o responsável por uma das partes mais famosas do Jardim Botânico: a Aléia Barbosa Rodrigues com suas 137 palmeiras imperiais enfileiradas. Em 1809, ele mesmo plantou a chamada palmeira imperial ou palma-mater e, hoje as descendentes dela formam os 740 metros de extensão, que vão do portão principal até a Rua Pacheco Leão. A altura média das plantas atinge 25 metros.
A paixão pelo local era tanta que Dom João chegou a trazer cerca de 300 chineses para implementar a cultura de chá no Jardim. Essas e muitas outras curiosidades deste patrimônio histórico nacional e reserva da biosfera são contadas em uma trilha histórica que sai de hora em hora, apenas neste final de semana.

Fonte: O globo online