quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

LULA ANUNCIA AMPLIAÇÃO DE INTERNET PARA TODA REDE PÚBLICA DE ENSINO ATÉ 2010


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na noite desta segunda-feira, em pronunciamento oficial em cadeia nacional de rádio e TV, que ampliará até 2010 a internet para todas as 55 mil escolas públicas urbanas do Brasil.
Lula discursou em razão do início do ano letivo e também disse que vai aumentar os recursos transferidos da União para Estados e municípios para a educação básica --desde a creche até o ensino médio.
"Queremos ser exemplo, também, na informática nas escolas. Para isso, nos próximos dias estaremos lançando, em parceria com a iniciativa privada, um programa que, até 2010, levará internet em banda larga a todas as 55 mil escolas públicas urbanas do país", disse o presidente sobre a ampliação da rede nas escolas.
O presidente também afirmou que, por meio do PDE (Plano do Desenvolvimento da Educação), o governo pretende levar a 1.242 municípios com desempenho educacional crítico um reforço especial.


Extraído do site: www.folhaonline.com.br

ARTIGO: A ESCOLA, NOSSO PALÁCIO (II)


Rio - As palavras nos contam muitas coisas, mas é preciso freqüentar muito as aulas, passar bastante tempo nas escolas e prestar atenção aos professores que para ensinar aos alunos usam os livros.
Livro também veio do latim líber. Quem se dedica aos livros vive em liberdade, do latim libertas. Os livros e os professores nos libertam, isto é, nos livram da ignorância. Eles fazem isso nas escolas.
Nós deveríamos passar muito mais tempo nas escolas. É lá que se aprende, pois lá estão os professores, as salas, as bibliotecas cheias de livros, os laboratórios etc. E, claro, lá também estão os campos de futebol, as quadras de vôlei, as cantinas, que ninguém é de ferro.
Eu, que terminei de escrever este artigo, vou agora caminhar um pouco e olhar a paisagem. Fiquei muito tempo sentado e estou com os olhos cansados.
Depois, descansado, escreverei outro. Até de repente, então. Espero que vocês tenham encontrado nesse texto um sabor semelhante àquele que encontrei nos textos que li para descobrir isso, escritos por pessoas de saber.
Pessoas de saber têm sabor no que falam, não são como esses chatos que não lêem nada e por isso têm uma conversa insossa, sem tempero, limitada à fofoca. São pessoas cujo único assunto é a vida alheia.
O mundo mais interessante está nos livros. E mesmo o que está fora dos livros é visto de modo mais interessante depois que lemos alguns livros importantes. Foi exatamente isso que eu fiz. E por quê? Porque tive boas professoras e bons professores.E para terminar, vou lhes dizer uma coisa: jamais esquecerei a minha primeira professora, que me ensinou a ler a e a escrever. Ele me abraçava carinhosamente para me ensinar quando eu errava uma palavra.
Aliás, falta contar para vocês mais um segredo: faz tempo que eu ensino a minha professora. Ela está bem velhinha e aprende comigo lendo os meus artigos. E, orgulhosa, diz a todo mundo, mostrando o que eu escrevo e enchendo a boca com o meu nome.
Ela conta a história de sua vida e diz que eu faço parte da vida dela. Ela diz assim: “sabem, este aqui, o Deonísio da Silva, ele não sabia nada, nem ler, nem escrever. Um dia, acompanhado de seu pai, ele chegou à escola onde eu dava aulas. Ele foi meu aluno!”. Ela diz com muito orgulho isso. E eu também, digo com muito orgulho que eu fui aluno dela.
Nunca chamei minha professora de tia. Mas compreendo o motivos de ela ser chamada assim. É que o professor e a professora, não sendo nosso pai, nem nossa mãe, parecem irmãos de nossa mãe ou de nosso pai. O irmão de nossos pais é nosso tio. E a irmã de nossos pais é nossa tia.


* O escritor Deonísio da Silva, Doutor em Letras pela USP, é professor e Coordenador Geral do Curso de Letras da Universidade Estácio de Sá.
Extraido do site: www.odiaonline.com.br
Foto: www.plataforma.paraapoesia.nom.br

PÓS-GRADUAÇÃO: COMO ESCOLHER SEU CURSO


Alguns cuidados são básicos na hora de investir na pós para não levar 'gato por lebre'


Rio - Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, realizada em 2004, o setor privado de pós-graduação cresceu 30% entre 2001 e 2004. Diante da oferta, como saber quais cursos são idôneos, quais são “caça-níqueis” e quais vão acrescentar algo, realmente, a sua carreira?
O primeiro item a checar é se o curso tem os pré-requisitos estabelecidos pelo MEC para as graduações lato sensu:
- Duração mínima de 360 horas- Exigir trabalho ou monografia de final de curso- Mínimo de 75% de presença dos alunos- Corpo docente constituído por 50% de mestres e doutores
No caso dos cursos stricto sensu, este trabalho o credenciamento é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência que também avalia e dá notas para os cursos.
Segundo a coordenadora de acompanhamento e avaliação e adjunta da diretoria de avaliação da Capes, Rubia Maria Melo Silveira, consultar a página eletrônica da coordenação antes de ingressar em um curso de pós é fundamental para o estudante que busca esta formação.
“Desta forma ele tem a garantia da validade e legalidade, no âmbito nacional, de seu diploma”, disse.
Além disso, a própria instituição é obrigada a fornecer todas as informações sobre os cursos ministrados.
De acordo com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Jorge Almeida Guimarães, o estudante não deve iniciar um curso de mestrado, doutorado ou mestrado profissional antes de verificar se ele é reconhecido pela Capes/MEC.
Para o mercado, obrigatoriedade
A obrigatoriedade da especialização profissional no novo mercado de trabalho tem levado os trabalhadores a voltar para as salas de aula. Para Paulo Lemos, coordenador de pós-graduação da FGV, é mesmo o sinal dos tempos.
“A situação econômica mundial propicia mudanças cada vez mais rápidas no mundo dos negócios. A isso soma-se a velocidade da informação e da disseminação do conhecimento, o que leva o mercado a procurar executivos cada vez mais atualizados.”
Escolher a pós-graduação certa para o enriquecimento pessoal e profissional depende de vários aspectos. Um deles, apontado pelo coordenador de pós-graduação da UniverCidade, Ricardo Drummond, é identificar o que ele chama de anseios e necessidades.
“Muitos alunos procuram a pós-graduação por pura imposição do mercado ou da empresa. Sob pressão, têm mais dificuldades em decidir entre um MBA ou uma especialização lato sensu. Outros, estão em busca de criar novas oportunidades no mercado. Seja qual for o caso, eu recomendo sempre a solicitação de uma entrevista com a coordenação do curso, que vai definir se a escolha é a mais acertada para a carreira.”
O coordenador de pós-graduação da ESPM, Vicente Ambrósio, já acredita que o desejo pessoal deve ser o fator principal na hora de escolher entre o lato sensu e o stricto sensu.
“O que o profissional não pode deixar de fazer, hoje em dia, é investir na educação continuada. Conhecimento, no mundo globalizado, é tudo”, afirmou.
Também para Ediberto Strauss, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Escola Politécnica da UFRJ, “a educação continuada é a chave para entrar — e se manter — no mercado de trabalho”.


Extraído do site: www.odiaonline.com.br

BANCO DE MIL PROFESSORES RESERVAS


Segunda-feira, 18 de fevereiro, começam as inscrições para vagas temporárias do 1ª ao 5ª ano da rede estadual

Rio - Nova oportunidade para professores interessados em trabalhar na rede estadual de Educação. Segunda-feira abrem as inscrições para o preenchimento de mil vagas de professores temporários. Candidatos terão apenas dois dias — até terça-feira — para fazer o cadastro em qualquer uma das 30 coordenadorias regionais de educação (CREs). O atendimento será das 10h às 16h.
A seleção é destinada a professores docentes II, que atuam nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (antigo C.A a 4ª série). Os convocados receberão salário de R$ 448,24 para cumprir carga horária de 22h semanais (20 horas de efetiva regência de turma e duas horas em atividades complementares). As aulas na rede estadual começam dia 18.
Na inscrição, o professor deverá informar títulos e experiência profissionais. As coordenadorias ficarão responsáveis pela escolha e classificação dos candidatos. A listagem poderá ser consultada na página da secretaria no dia 19 deste mês.
Os professores contratados ficarão num banco de reserva. Eles poderão ser convocados de imediato ou ao longo do ano à medida em que forem surgindo vagas nas escolas da rede. Com a medida, ficam extintos todos os cadastros anteriores até o ano de 2007. A secretaria crê que não haverá falta de profissionais na rede, como no ano anterior. Foram prorrogados 1.610 contratos para Doc II, abertas 15 mil GLPs (horas extra) e convocados 2 mil aprovados na seleção de 2004. O estado espera efetivar 3.948 mestres aprovados no concurso de janeiro para Docente I (6º ao 9º ano e Ensino Médio). O resultado será divulgado quarta-feira. Segundo a secretaria, outros 2.052 professores que forem classificados para o banco reserva nesta seleção em andamento também serão chamados ao longo do ano, caso haja necessidade.
Os professores selecionados para contratos temporários serão comunicados por telegrama para comparecer novamente à coordenadoria, indicada pela Secretaria de Educação. Quem não se apresentar no prazo será automaticamente eliminado.
Professores temporários do 1º ao 5º ano que tiveram contratos rescindidos no fim de 2006 também podem se cadastrar. Ano passado, eles ficaram impedidos de participar de novas seleções, porque, segundo a secretaria só poderiam ser readmitidos um ano após expirado o prazo do último contrato.


Maria Luisa Barros


Extraído do site: http://www.odiaonline.com.br/


Foto do site: http://www.carlosabicalil.com.br