terça-feira, 29 de janeiro de 2008

TUDO SOBRE O CARNAVAL


A mistura da tradição européia com os ritmos musicais dos africanos criou no Brasil um dos maiores espetáculos populares do mundo. O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no século XVII, trazido pelos portugueses. E Viva a folia!
O Carnaval, a festa mais popular do Brasil, acontece em fevereiro ou março, nos três dias que antecedem a Quaresma. É uma festa móvel, ou seja, não tem data fixa.
O Carnaval brasileiro começou com entrudo, festa popular trazida pelos portugueses. O entrudo manifestou-se no período do Brasil colônia e também no Império. Em Recife existe até hoje. Nesta festa, os foliões jogavam uns nos outros água, ovo, farinha, pós de vários tipos, como o cal, etc.
A primeira escola de samba, a Deixa Falar, foi criada em 1920. As maiores e mais famosas são as do Rio de Janeiro. Quem já não ouviu falar na Portela, na Estação Primeira de Mangueira, no Império Serrano, na Beija-Flor, na Imperatriz Leopoldinense, na Mocidade Independente de Padre Miguel?
Vários ritmos já animaram o Carnaval, mas hoje predominam o samba, as marchas carnavalescas e o frevo. Entre os grandes compositores de músicas carnavalescas do passado, podem, ser citados: Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Pinxinguinha, Lamartine Babo, Ari Barroso.

Nenhum comentário: