quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

BANDEIRA E BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CARDOSO MOREIRA - RJ




Bandeira e Brasão do município de Cardoso Moreira RJ

Descrição do Brasão do Município de Cardoso Moreira RJ

O Brasão de armas do Município de Cardoso Moreira foi idealizado por Ailton Nunes Guimarães e José Natalício Gouveia Gonçalves e assim se descreve: O escudo ibérico de blue com o cruzeiro, o lírio e a torre industrial estendidos e acostados de dois relevos e encimados de três estrelas postas em chefe, tudo em prata e o contrachefe carregado de linhas verdes do campo.
O escudo é encimado de cora mural de prata, oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes uma cana de açúcar e um feixe de arroz produzidos ao natural. O listel de prata com o topônimo Cardoso Moreira entre os milésimos 1873 e 1989 em preto.

O escudo ibérico era usado na época do descobrimento do Brasil e sua adoação evoca os primeiros colonizadores da nossa pátria. A cor blue(azul) do compo do escudo é o emblema heráldico de justiça, formosura,doçura,nobreza,firmeza,incorruptível,dignidade,zelo e lealdade a salientar as belezas naturais da região e as virtudes dos administradores e munícipes.

O cruzeiro representa a religiosidade,união e o poder do povo cardosense, o lírio é atributo a São José lembrando o padroeiro do município de Cardoso Moreira, a torre industrial representa as nossas riquezas na industrialização, os relevos é por nossa sede ser toda circundada por eles.

As estrelas representam luz nas trevas da noite, guia seguro,aspiração as coisas superiores e ações sublimes, luminoso futuro, completando o simbolismo do cruzeiro, do lírio e da torre industrial, sob a firme condução dos administradores um futuro luminoso e próspero.

O contrachefe (parte inferior do escudo) em linhas verde evoca as riquezas do solo e do campo do município, fértil e abundante em agrpecuária. O metal prata tem o significado heráldico de felicidade,pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade.

A faixeta ondeada em linhas azul é o emblema dos cursos de água alundindo aos rios muriaé e paraíba do sul, que banham as terras do município de Cardoso Moreira, as linhas em azul representam as fontes de águas mineral em nosso município.

A coroa mural é o simbolo da emancipação, de prata com oito torres das quais cinco estão aparentes. As portas abertas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo cardosense.

A cana de açúcar e o feixe de arroz produzidos ao natural atestam a fertilidade das terras generosas de Cardoso Moreira, que constituem a cana e o arroz importantes produtos apontados pelos líderes do campo, como fator de destaque na economia municipal.

No listel o topônimo Cardoso Moreira identifica o município de 1873 e 1989, respectivamente o ano de fundação do povoado e o da emancipação político-administrativa.

O Brasão de armas e a Bandeira do município de Cardoso Moreira foi oficializado através da lei n°004/93, em 22 de abril de 1993.

Histórico da Bandeira do Município de Cardoso Moreira RJ

Criada em 25 de fevereiro de 1993, tem as seguintes característica: É retangular em verde e prateado, confeccionada com uma faixa prateada que tem ao centro o brasão de armas do município ladeado com faixas verdes, de fprma vertical. O prateado vem contemplar o significado no brasão que é de luminoso futuro,paz,etc. Já o verde significa o novo, representa a esperança e também a completa o brasão de armas do município e ainda representa a nossa maior riqueza, econômica e agropecuária que está representada no brasão pelas linhas verdes e pela cana de açúcar e o arroz.

A cor verde, é derivada da mistura das cores azul e amarela ficando assim a nossa bandeira contendo todas as cores do pavilhão nacional


Curiosidades da Bandeira e do Brasão:
todos os dois símbolos do Município de Cardoso Moreira foram criados por Ailton Nunes Guimarães e José Natalício Gouveia Gonçalves e doados a municipalidade por ocasião da instalação da administração pública municipal. A primeira bandeira foi confeccionada para ser entrgue ao primeiro prefeito municipal eleito no ato da posse no dia 25 de fevereiro de 1993 ao término de sua confecção onde se apresentava o primeiro brasão bordado,sendo que a primeira bandeira apresentada tinha faixas azuis onde hoje são verdes, cores trocadas por sugestão do prefeito eleito para exercer o primeiro mandato gestão 1993/1996, Sr. Renato Jacinto da Silva que no execício do seu mandato oficializou-os com o projeto lei n°004/93, que foi aprovado pela Cãmara Municipal como símbolos do município de Cardoso Moreira.











Nenhum comentário: