sexta-feira, 13 de junho de 2008

Site do MEC disponibiliza downloads de obras gratuitos

Sim! Livre acesso a livros, músicas, imagens e vídeos é uma realidade no Brasil.
Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o site
Domínio Público disponibiliza 84.047 obras para downloads gratuitos. Dentre os arquivos de textos, encontram-se desde autores como Franz Kafka, Immanuel Kant até Machado de Assis, Shakespeare e Dante Alighieri, sempre respeitando seus direitos autorais.
“Com a monopolização da indústria gráfica sob os preços dos livros, é praticamente impossível que o brasileiro mantenha o hábito de leitura através de sua compra”, afirma Marina Viegas Satlher Pavão, graduada em letras na USP. Ela aprova ainda a iniciativa do MEC em viabilizar o acesso à literatura e aos diversos meios de cultura.
Grande quantidade, baixa qualidade?
Aparentemente não é o que ocorre no site. Porém, mesmo quando surge tal questionamento, a diretora e coordenadora do Colégio Paulista, Regina Luiza Terribili Santos, acredita não haver problemas caso haja falta de qualidade nas obras disponíveis, pois “há aprendizado sobre a questão do leitor selecionar seus textos e avaliar a qualidade ou não dos demais”.
Para a diretora, os professores devem fazer um bom trabalho com seus alunos, ajudando-os a identificar “os pontos essenciais a serem observados em um bom texto”.
Apesar de ser uma boa iniciativa, o site não substitui a responsabilidade do governo em promover educação de qualidade. “O que vemos hoje é justamente o contrário, iniciativas como estas são usadas para camuflar a falta de compromisso do Estado com a educação pública”, diz Marina.
Obras e seus autores
Entre as obras mais acessadas estão “A divina Comédia”, de Dante Alighieri e “Mensagem”, de Fernando Pessoa. Encontra-se ainda “A Comédia dos Erros” e “Romeu e Julieta”, ambas de William Shakespeare. Escritores que continuam famosos e significativos por trazerem em suas obras questões que não perdem sua validade no tempo.
O último autor a ter suas obras disponíveis no site foi Eça de Queiros, um cronista da sociedade portuguesa do séc. 19. “Podemos dizer que ele deixou em suas obras ensinamentos sobre como a sociedade tende a achar naturais coisas como a corrupção, a concentração de renda, a falsidade das instituições como a Igreja e Governo etc.”, diz Marina.

Outras bibliotecas digitais:
Biblioteca Nacional -
http://www.bn.br/site/default.htm
Biblioteca Digital de Obras Raras - http://www.obrasraras.usp.br/
Paula Menezes
Site:www.ig.com.br

Nenhum comentário: