sábado, 14 de junho de 2008

Jardim Botânico comemora 200 anos

Ele nasceu com a idéia de ser um simples jardim de aclimação. Depois de pronto, foi elevado a Real Horto, tamanha era a beleza. Em seu aniversário de 200 anos, o Jardim Botânico continua a encantar como fez com Dom João, em 1808. Durante a cerimônia de celebração do bicentenário, o parque assinou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente para a criação do Centro Nacional de Conservação da Flora.
O projeto tem como objetivo listar e salvar as espécies de planta nativas em extinção. Segundo o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, o centro, junto com outras atividades científicas e culturais, como a criação do Espaço Tom Jobim, tornam o parque exemplo para outras unidades de conservação no país:
- O Jardim Botânico está dando o exemplo de que meio ambiente é mais do que o verde. É memória e cultura. Queremos que outras unidades sigam este caminho, estabelecendo parcerias. A pessoa tem que entrar no parque e sair motivada a defender a natureza.
O projeto custará $ 2,5 milhões e será financiado pelo Banco Mundial e o Funbio. Na cerimônia foram lançados um livro institucional sobre os 200 anos do parque, uma medalha confeccionada pela Casa da Moeda.


Histórias de um bicentenário
Mesmo tendo sido construído em 1808, somente em 1822, o Jardim Botânico foi aberto à visitação. Antes disso, este era o local onde Dom João e Carlota Joaquina passeavam nos fins de semana.
Foi Dom João o responsável por uma das partes mais famosas do Jardim Botânico: a Aléia Barbosa Rodrigues com suas 137 palmeiras imperiais enfileiradas. Em 1809, ele mesmo plantou a chamada palmeira imperial ou palma-mater e, hoje as descendentes dela formam os 740 metros de extensão, que vão do portão principal até a Rua Pacheco Leão. A altura média das plantas atinge 25 metros.
A paixão pelo local era tanta que Dom João chegou a trazer cerca de 300 chineses para implementar a cultura de chá no Jardim. Essas e muitas outras curiosidades deste patrimônio histórico nacional e reserva da biosfera são contadas em uma trilha histórica que sai de hora em hora, apenas neste final de semana.

Fonte: O globo online

Nenhum comentário: