quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PÓS-GRADUAÇÃO: COMO ESCOLHER SEU CURSO


Alguns cuidados são básicos na hora de investir na pós para não levar 'gato por lebre'


Rio - Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, realizada em 2004, o setor privado de pós-graduação cresceu 30% entre 2001 e 2004. Diante da oferta, como saber quais cursos são idôneos, quais são “caça-níqueis” e quais vão acrescentar algo, realmente, a sua carreira?
O primeiro item a checar é se o curso tem os pré-requisitos estabelecidos pelo MEC para as graduações lato sensu:
- Duração mínima de 360 horas- Exigir trabalho ou monografia de final de curso- Mínimo de 75% de presença dos alunos- Corpo docente constituído por 50% de mestres e doutores
No caso dos cursos stricto sensu, este trabalho o credenciamento é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência que também avalia e dá notas para os cursos.
Segundo a coordenadora de acompanhamento e avaliação e adjunta da diretoria de avaliação da Capes, Rubia Maria Melo Silveira, consultar a página eletrônica da coordenação antes de ingressar em um curso de pós é fundamental para o estudante que busca esta formação.
“Desta forma ele tem a garantia da validade e legalidade, no âmbito nacional, de seu diploma”, disse.
Além disso, a própria instituição é obrigada a fornecer todas as informações sobre os cursos ministrados.
De acordo com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Jorge Almeida Guimarães, o estudante não deve iniciar um curso de mestrado, doutorado ou mestrado profissional antes de verificar se ele é reconhecido pela Capes/MEC.
Para o mercado, obrigatoriedade
A obrigatoriedade da especialização profissional no novo mercado de trabalho tem levado os trabalhadores a voltar para as salas de aula. Para Paulo Lemos, coordenador de pós-graduação da FGV, é mesmo o sinal dos tempos.
“A situação econômica mundial propicia mudanças cada vez mais rápidas no mundo dos negócios. A isso soma-se a velocidade da informação e da disseminação do conhecimento, o que leva o mercado a procurar executivos cada vez mais atualizados.”
Escolher a pós-graduação certa para o enriquecimento pessoal e profissional depende de vários aspectos. Um deles, apontado pelo coordenador de pós-graduação da UniverCidade, Ricardo Drummond, é identificar o que ele chama de anseios e necessidades.
“Muitos alunos procuram a pós-graduação por pura imposição do mercado ou da empresa. Sob pressão, têm mais dificuldades em decidir entre um MBA ou uma especialização lato sensu. Outros, estão em busca de criar novas oportunidades no mercado. Seja qual for o caso, eu recomendo sempre a solicitação de uma entrevista com a coordenação do curso, que vai definir se a escolha é a mais acertada para a carreira.”
O coordenador de pós-graduação da ESPM, Vicente Ambrósio, já acredita que o desejo pessoal deve ser o fator principal na hora de escolher entre o lato sensu e o stricto sensu.
“O que o profissional não pode deixar de fazer, hoje em dia, é investir na educação continuada. Conhecimento, no mundo globalizado, é tudo”, afirmou.
Também para Ediberto Strauss, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Escola Politécnica da UFRJ, “a educação continuada é a chave para entrar — e se manter — no mercado de trabalho”.


Extraído do site: www.odiaonline.com.br

Nenhum comentário: