sábado, 14 de junho de 2008

Delícias juninas com menos calorias

O dia de Santo Antônio abre os festejos juninos. É festa na escola, na academia, no condomínio. Para ninguém sofrer do efeito sanfona, a saída é cortar calorias dos pratos típicos. Pode ser a ajuda de que o santo casamenteiro precisa para lhe arrumar um par.
Segundo a nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, medidas simples ajudam a reduzir o valor calórico dos quitutes. A primeira coisa é cortar a quantidade de açúcar.
- Com exceção do quindim, todos os outros doces podem ser feitos com menor quantidade de açúcar sem prejuízo. É o caso da
pamonha , da canjica , do arroz doce - diz ela, recomendando ainda a substituição de manteiga por margarina, leite integral por desnatado e da farinha de trigo branca pela integral. - Uma idéia interessante é trocar o coco ralado do doce de abóbora por cenoura . Faz o mesmo efeito e o doce fica mais nutritivo.
Nos pratos salgados, a vilã é a gordura animal.
- No caldo verde, troque a lingüiça calabresa por uma de ave light. Se for preparar uma canjica salgada, use carne-seca de primeira, que é bem menos gorda - orienta Sônia, que orienta os caipiras a trocarem o salsichão com farofa por um milho cozido. - Um sasichão tem mais de 250 calorias. Já o milh oé pouco calórico e rico em fibras e magnésio.
E se o desejo for de doce, ela orienta a dar preferência à maçã-do-amor:
- É uma fruta. Mesmo com a camada de açúcar não passa de 60 calorias.

Confira algumas receitas:
Pamonha diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
4 espigas de milho verde com palha; 1 xícara de leite desnatado; 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo; adoçante em pó a gosto
1. Rale as espigas e junte o leite e o açúcar.
2. Lave e passe por água fervente a palha de milho. Coloque uma dentro da outra formando um saco e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira do próprio milho. Forme quatro sacos. Divida o recheio e dobre ou amarre a outra extremidade. Se dobrar as extremidades, amarre a superfíe para prender bem as dobras.
3. Numa panela com bastante água fervente coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 169 calorias

Canjica diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 1/2 kg de milho branco seco; 1,5 litro de leite desnatado; 2 a 3 pedaços de canela em pau; 1 lasca de 5 centímetros de casca de limão sem a parte branca; 6 a 8 envelopes de 0.8g de adoçante em pó para forno e fogão; canela em pó a gosto
Modo de preparar
1. Coloque o minho numa caçarola média e cubra com água morna. Deixe descansar por duas a quatro horas ou deixe de pernoite. Escorra. Adicione água o suficiente para cobrir o milho. Ferva em fogo alto. Reduza o fogo para médio e cozinhe até amaciar levemente.
2. Na mesma panela, acrescente a metade do leite, a canela e a casca de limão. Cozinhe até engrossar. Acrescente o restante do leite e cozinhe por mais cinco minutos. Retire do fogo e adicione o adoçante. Aguarde cinco minutos para servir.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 193 calorias

Arroz doce diet
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 2 xícaras de arroz agulinha; 4 xícaras de leite desnatado; 4 colheres (de sopa) de passas de uva branca sem sementes; 6 cravos-da-índia; 1 pedaço de 3 centímetros de casca de limão sem a parte branca; adoçante em pó a gosto; canela em pó a gosto Modo de preparar
1. Numa caçarola média, adicione o arroz e cubra com com água suficiente. Leve ao fogo alto até ferver. Reduza o fogo para médio e cozinhe até ficar quase macio.
2. Acrescente o leite, a passa, o cravo e a casca de limão. Cozinhe até ficar cremoso.
3. Retire do fogo, adicione o adoçante e mexa. Retire a casca de limão e distribua em tigelas individuais. Polvilhe a canela em pó antes de servir.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 180 calorias

Quentão legal
Publicada em 12/06/2008 às 21h36m
Ingredientes: 2 xícara de água; 2 limões cortados em rodelas; 1/2 colher (de chá) de gengibre ralado; 2 a 3 cravos-da-índia; 1 pedaço de cinco centímetros de canela em pau; 1 colher (de chá) de essência de rum; adoçante em pó de forno e fogão a gosto; canela em pó a gosto
1. Numa panela, misture todos os ingredientes, menos a essência e o adoçante. Leve a ferver por um a dois minutos. Retire do fogo. Adicione a essência e o adoçante. Sirva quente.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 12 calorias

Bolo de fubá com passas
Publicada em 12/06/2008 às 21h35m
Ingredientes: 4 xícaras de leite desnatado; 1 xícara de fubá fino; 4 ovos batidos levemente; 2 colheres (de chá) de essência de baunilha; adoçante em pó para forno e fogão a gosto; 4 colheres (de sopa) de passas de uva; 1 colher (de chá) de margarina light para untar
1. Numa panela, esquente o leite. Com a mão cheia de fubá polvilhe lentamente o fubá sobre o leite, enquanto mexa com a outra. Proceda assim até terminar com o fubá. Continue a mexer até engrossar. Retire do fogo.
2. Acrescente o ovo, a baunilha e a passa. Transfira a mistura para uma fôrma untada com margarina. Asse em forno moderado a 180 graus por 20 minutos até firmar.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico: 151 calorias

Tatiana Clébicar - O Globo Online

Nenhum comentário: